Postagens populares

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Um tempo de ideais

Sou do tempo da fita cassete e do disco de vinil. um tempo em que as crianças brincavam na rua de queimada, soltavam pipa, andavam de trole e de bicicleta sem medo. Corriam descalços na rua, tomava banho de mangueira, subia no pé de jabuticaba, de manga e nem por isso ficavam doentes. No meu tempo, os jovens lutavam por uma causa, tinham ideias e ideais. Eram determinados e transformadores. As famílias eram mais sólidas. Os pais apoiavam os professores e castigavam os filhos quando desobedeciam. Naquele tempo professor tinha status, era respeitado em qualquer lugar e os pais tinham autoridade. Horário para os jovens saírem de casa era às 20:00 e tinham que voltar no máximo às 23:00. Quando tinha baile, começava às 22:00 e tinha que estar em casa no máximo 00:30. As escolas eram mais calmas. Todo aluno tinha que saber o hino nacional, saber se organizar em fila por ordem de tamanho. E quanto aos conhecimentos? Aquele que não sabia ler era reprovado na 1ª série. Tinha uma supervisora responsável por avaliar a leitura de cada aluno. Na 2ª série, o aluno tinha que saber a tabuada. E nenhum aluno sofreu qualquer trauma ou sequela por ter que copiar centenas de vezes os fatos fundamentais, os grupos ortográficos ou as leituras.As crianças respeitavam os mais velhos chamando-os de senhor ou senhora. Sem contar que em casa, havia horário para as orações, para os estudos, enfim, eram outros tempos, outros valores...
Sinto falta desse tempo! 
Tantas mudanças acontecem e com isso os valores vão se perdendo. Hoje dizem que chamar os mais velhos de senhor ou senhora é errado, que é preciso falar com os jovens num patamar de igualdade. Não se vê mais famílias sentadas à mesa fazendo orações antes das refeições. Não se vê mais, as famílias na sala de televisão vendo juntas o mesmo programa. Não se vê mais alunos respeitando professores. 
Quais serão as próximas mudanças? Como ficará o mundo? Quais os valores os pais estão repassando para os filhos? Quais as causas pelas quais os jovens lutam?
É hora de pensar e rever os valores que estão sendo repassados. É hora de voltar no tempo e utilizar "essas coisas" ultrapassadas para moralizar esse mundo!

4 comentários:

  1. É interessante como voltamos no tempo ao ler esse artigo. O mais incrível é que tudo isso aconteceu na vida de milhares de pessoas que hoje são pais. E fica um pergunta: Por que esses pais agem dessa maneira hoje?
    Cabe um novo artigo.

    Sou educadora em São Paulo.
    Parabéns pelas colocações.

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente , pois hoje vivemos em um tempo em que vemos pais brigando com professores pq alunos tem seus direitos.
    Dieito de criticar seus colegas, direito de responder professores enfim , ainda passar com notas excelentes sem que saibam nada.
    Ifelizmente esses valores descritos por esta educadora acabaram, resta a pergunta :
    - Que será dos nossos netos e bisnetos se hje nossos filhos acham q os principios mudaram?
    Lembrem-se: leis mudam , principios jamais.

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo. O comentário acima tem tudo a ver. Ninguém pensa em como será a educação futuramente.

    ResponderExcluir
  4. FIco feliz com as colocações de vocês.
    Todos nós percebemos que tudo está mudando para um lado pior. E essa mudança pode não ter volta na vida de milhares de jovens.

    Obrigada!

    ResponderExcluir