Postagens populares

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Memórias da minha alfabetização

Sempre fui apaixonada pelos livros. Desde os meus cinco anos, os livros exerciam certo fascínio sobre mim. A curiosidade de conhecer, a vontade de ler como meus irmãos, era imensa. E foi com a ajuda deles que fui descobrindo as palavras... e lia as palavras. Ouvia muitas histórias dos meus irmãos e isso era uma das maiores e mais intensas motivações.
Éramos treze irmãos. Não frequentei a educação infantil. aos sete anos e meio fui matriculada na antiga 1ª série. O primeiro dia de aula foi traumático. Minha sala era de alunos muito grandes. A professora gritava sem parar e a primeira atividade que apresentou foi o famoso rabinho de porco. Me senti como uma mosca ouvindo os uivos de um lobisomem. Apavorada, fugi da sala. Fui socorrida pela supervisora. Ela usava um batom muito vermelho e suas unhas eram grandes e muito bem feitas.
Disse a ela que não queria is mais para aquela sala e ela me perguntou se eu conhecia as letras. Abri um largo sorriso e disse que já sabia ler.
Ela conduziu-me até sua sala e pediu que eu lesse uma história: "A bonequinha Lalá". Li como se estivesse deslizando na neve... Fui então encaminhada para outra turma. Lá, os alunos eram mais parecidos comigo. A professora era bonita e no primeiro olhar, sorriu para mim. O nome dela era Tita Bicalho.
Gostei muito dela e dos colegas.Eu não tinha cadernos e minha professora deu-me todos. O método usado foi o global, com a história dos 3 porquinhos. A professora sempre me pedia para ler na frente ou para ajudar os colegas.Eu não tinha cadernos e minha professora deu-me o pré-livro, encapado, bonito.
O encanto com os livros aumentava. Ganhei até um prêmio por ter feito uma "composição" (que hoje seria uma produção de texto) para uma visita do bispo Dom Belchior. E foi o próprio bispo quem entregou-me o prêmio, um livro, "O ursinho Pitoco".
Em minha caixa de memórias está o livro. Folhas amareladas... mas está lá.
A história já foi lida para meus filhos e a dedicatória também.
Os dias daquele meu primeiro ano escolar já foram vividos intensamente em minhas lembranças.

4 comentários:

  1. Hoje vejo como os tempos mudaram. Como vão ficar as memórias das crianças daqui a vinte ou trinta anos...

    ResponderExcluir
  2. Hum, minhas memórias não são tão boas, mas com certeza foram alicerce da minha história...

    ResponderExcluir
  3. Bom saber que tem boas lembranças, as minhas não foram tão positivas...

    ResponderExcluir